domingo, 8 de abril de 2007

Aventura a Fátima







Começou esta aventura há 1 mês atrás em conversa com o João, um expert a ir a Fátima a pé.
Lançamos esta aventura a todos os conhecidos e apareceram 9 Marmitas (Marmitas é a palavra que uso aos aventureiros do BTT).
O Mário (o mais velho), o João (o mais experiente), o Venâncio (o escalador), o Nuno (genro do Mário), Tony (o meu colega de trabalho que alinha sempre nestas coisas), o Humberto (o homem das grandes distancias), o meu amigo Rikardo e o Luis motorista de serviço (este GAJO está sempre a rir e bem disposto, deve ter pilhas de boa disposição).
Bem Luis as melhoras desse pé partido.
Saída da Qta. Anjo (Palmela) ás 7 horas da manhã em BTT de pneu fino.
Fiz isto para agradecer a Deus o que me deu de bom e pelos entes queridos que já lá estão.
Pensei varias vezes nisto ao longo da viagem, o livro do Paulo Coelho “Diário de um Mago” fez-me pensar de uma maneira diferente este tipo de viagem.
O meu objectivo deste ano é o Caminho Francês que tenho agendado para Junho com o Rikardo (é pena o rapaz ser do Sporting) e o livro do Paulo Coelho deixa sem margem de dúvida uma mente diferente para a viagem que vamos fazer em Junho.
Voltando á aventura a Fátima por estrada o percurso fez-se pela margem esquerda do rio Tejo até a Chamusca. Já sabia que tínhamos vento de frente e da Esquerda pelo site http://www.windguru.cz/ que está muito bom e que tem informação muito completa sobre vento e chuva.
A 1ª etapa foi até Salvaterra de Magos com 103 km. O vento sempre de frente estava a fazer um desgaste grande entre a rapaziada, estive sempre a tentar colar o pessoal para que fossemos todos juntos, o pessoal das serras e do BTT não sabe andar juntos no alkatrão, chegamos a Salvaterra com 4h 30m de viagem, tivemos direito a Bifanas, Coca-Cola, pasteis de bacalhau e Casal Garcia (sim estão a ler bem) estes dois últimos oferecidos pelo Luis.
A 2ª etapa com 62 km até Fátima tinha como dificuldade o início das hostilidades (as subidas)
Na 1ª subida foi depois de Torres Novas e senti que estava bem, subi á frente mas sentia que estava a desfazer o grupo, achei que o Rikardo vinha atrás de mim, sempre foi mais forte do que eu (excepto uma ou duas vezes) mas para o meu espanto quem vinha atrás era o Humberto que é forte nas subidas.
Com esta coisa toda perdi-me e levei atrás de mim o Humberto e o Rikardo (claro que ele estava a controlar-me), fizemos mais uns quilómetros mas com o GPS apanhei a estrada mais á frente e com isto tudo ficamos atrás do grupo que vinha com a carrinha. A subida da Serra de Aires estava no começo e tinha-me perdido mas continuava bem e comecei o ataque á subida. A estratégia era subir sozinho até ás 145 pulsações por minuto no meu Polar. O Venâncio passou-me mas continuava nas 145 p/m o Rikardo ainda pensou ir comigo mas morreu ali logo hihihihihi não é todos os dias que o marmita fica para trás. Ele ganha por 50-3 mas estes 3 valem por 100.
O Venâncio ás vezes voltava para trás e acompanhava-me uns metros. Nos últimos metros ao pé da antiga pedreira agora santuário de pegadas de dinossauro dei o meu melhor, cheguei ás 166 pulsações por minuto e dei comigo no meu melhor a subir.
Esperei 5 minutos pelo Rikardo, enchi o depósito do ego de gasóleo LOL. Mais tarde o Tony depois os outros.
Chegar a Fátima depois foi fácil, fomos ao santuário que estava cheio de gente e dei comigo com os meus pensamentos na minha Avô, com os meus entes queridos que estão lá em cima e agradecer de ter uma família espectacular, a minha esposa espectacular, e os meus tesouros que são as minhas filhas Sara e Sofia (Obrigado por teres dado esta montanha de coisas).
A volta foi boa com alguma dificuldade no vento e na subida da serra de Aires, fizemos 8:36:11 com paragens, 120 pulsações de media (muito baixa) com um Máximo de 166 pulsações, 10º e 23º de temperatura e um acumulado de 820 m de subida (quase todo no final).
Banho nos Bombeiros voluntários de Fátima combinado com eles via fax na 4ª feira anterior.
Caminho para casa com o pessoal a rir o caminho todo e como sempre o Rikardo a comer a comida dele e a dos outros.
E claro como nota final o meu obrigado a todos por este dia bem passado

1 comentário:

Ricardo Pita disse...

Bem vindo ao mundo dos blogs,eu pessoalmente acho que os blogs são uma forma muito interesante e facil de divulgar-mos o que andamos a fazer por estas serras.
Quanto a vossa ida a fatima achei muito interessante,por varios motivos,pelo motivo de fé ,e pelo motivo de convivio.
é algo que um dia quem sabe se o pessoal aqui das cabanas não se organiza e vamos um grande grupo.