sábado, 19 de maio de 2007

Aventura em autonomia para Fátima em 2 dias… II




Segundo dia foi mais leve….Quer dizer se não fosse o dia anterior a coisa era fácil…. Logo de inicio uma subida em versão 2 (ou seja a pé) Depois na povoação de Monsanto um pequeno-almoço de reis…. Depois de andar no nevoeiro e de grandes subidas, uma avaria do porta bagagens do Rikardo que tinha reparação, mas ele levou ás costa o resto do tempo. Chegamos ao Santuário ao meio-dia e fomos para a estação em passo de corrida, ao seja a picar uns com os outros…. Os Romanos são loucos dizia o Asterix…. Volta muito boa com companheiros ainda melhores…. Podem ver as fotos no link ao lado….



Quem será que está quase a dormir?

Objectivo: Os cinco no Santuário

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Aventura em autonomia para Fátima em 2 dias…



Depois de vários dias a organizar e a preparar a viagem para Fátima, lá vamos nós.
A saida ás 7h30m foi difícil e só com a ajuda do nosso amigo Tony foi possível estar á hora marcada na Torre Vasco da Gama.
A preparação dos alforges que vinham desmontados foi feito de seguida, meter bronzeador e tiramos a foto da praxe.
Da direita para a esquerda O Paulo, eu, o bem disposto Gil, Rikardo e o Gralha.
Todos nós nesta fase estávamos com receio humm… talvez a palavra não seja esta, mas estamos expectantes pela grandeza do evento, isto é tínhamos a certeza que ia ser duro e havia a certeza que ia estar muito calor (e foi) . O plano era ir muito devagar pelo menos até Santarém já que o acumulado de subida era quase zero só depois é que fazíamos o ponto da situação…
O primeiro problema foi o porta bagagens do Rikardo. E aqui é que a experiência e os testes fazem a coisa funcionar.
O Rikardo foi o ultimo a entrar no grupo e nós testamos os nossos e fizemos as nossas adaptações as bikes o do Rikardo fui que na noite anterior montei e logo que vi a 1ª vez a bicicleta andar achei que aquilo ia morrer…. E foi….
O porta bagagem foi montando no espigão de selim mas era estreito demais e solução encontrada, uma peça de borracha e apertar o porta bagagens… e resultado a borracha fazia abanar o PB, solução de recurso atar uma corda ao banco…Coisas da treta porque sem fazer testes nem vale a pena sair….. Vale a experiência
Até Santarém foi muito quente gastei sozinho 4,5 Litros de água. Sabia que Bronzeador e muita água desde o início eram a fórmula certa para estar bem no segundo dia….
A subida de Santarém foi feita sem água e quando cheguei lá cima UF UF UF UF foi muito duro. Estávamos no planalto e como tal a subir e a descer aos molhos….. Que coisa. Bem chegamos a uma zona com uma subida diabólica na zona de Advagar que o termómetro chegou aos 40º difícil de respirar…..
Chegamos todos lá em cima espaçados, era engraçados no fim vinha sempre 2 porque sem dizermos nada uns aos outros nunca o ultimo nunca era último, era o grupo de dois de trás….. LOL.
Em casa de uma senhora com muitos cães, pedimos água da mangueira e perguntou-se “ Falta muito para Olhos de Agua?” Resposta: “Não é perto vamos a pé……..”
Era o espírito da coisa que nos fazia andar nesta fase, paramos varias vezes e em um café perdido na serra comemos um gelado e muita água e em conversa com o dono do tasco….“ Falta muito para Olhos de Agua?” ……. Aqui começou uma pequena discussão entre o dono e um cliente que um dizia para ir por um sítio e o outro por outro…. Aqui ficamos a saber que depois do cabeço estamos perto dos Olhos de Agua…Ainda hoje devem estar a discutir.... E assim foi, chegamos ás camaratas com muitas boas condições ás 6 da tarde. Fui sozinho ao restaurante e eu e o Gralha engatamos o pessoal que tinha encomendado 5 doses de Borrego… Bem o Rikardo não se calava que não tinha que escolher a comida dele e Blá Blá Blá
Blá e eu… mas o homem só tinha isto…. E Blá Blá Blá Bem o Rikardo estava possuído pelo demónio da fome…..
Bem chegamos ao restaurante e o Senhor foi 5 estrelas e comemos Bife com pimenta… e galhofa na camarata e acho que fui o primeiro a desligar o botão do power…. Acho que o Rikardo sonhou com o borrego….. Depois conto o 2º dia......

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Viagem a Fatima em BTT II




Este post é para falar da viagem a Fatima nos dias 18 e 19 Maio...Então aqui vamos..
A partida está ser organizada a partir da Torre Vasco da Gama e por tracks tirados da net, que não é mais que o caminho dos perigrinos pela margem Norte do Tejo, vamos dormir a Alcanena, ao parque de campismo dos Olhos de Agua. no dia seguinte vamos fazer o resto do caminho até Fatima para depois fazermos a estrada até á estação da CP.





  1. Material a levar
  2. Viagem de Palmela a Lisboa
  3. Tracks
  4. Parque de Campismo
  5. Caminho até á Estação
  6. Estação e Horarios dos comboios
    Estações Ferroviárias Caxarias Tel.: 351 249 574 350 Mais conhecida por “Estação de Fátima” fica localizada em Chão de Maçãs, a 12 km de Fátima Tel.: 351 249 561 122
  7. Viagem de Lisboa até Palmela
  8. Estado do tempo e vento
Boas pedaladas

domingo, 13 de maio de 2007

Fatima I

Lá fui eu em mais uma aventura …..O Fátima I …pois tinha algumas duvidas sobre a volta de hoje já que a zona é ainda agarrado ao tecido urbano e como tal as duvidas serem legitimas.
Sai tarde de casa ás 7h15m (barco ás 8h05m) e já tinha o trajecto feito, recta do picanço, mata da machada, fuzileiros quinta da lomba, Barreiro e barco. Estava muito atrasado e achei que tinha de atacar em todo sítio nas subidas e até nas descidas. Na Quinta da Lomba tinha 10 minutos para apanhar o barco que stress…. Cheguei á bilheteira ás 8h02min nem falava…… Fiz sinal á mulher com um dedo ( 1 Bilhete) nem falava o ar que entrava nem saia….. Dei-lhe uma nota de 5€ para não pensar …. Bilhete no bolso entrada no barco…HUF HUF HUF a suar por todos lados… que cena... nem me sentei logo porque estava com a adrenalina no valor máximo….Não gosto de chegar atrasado a lado nenhum (perder o barco era chegar atrasado) …….Tirar camisolas e mangas ……Chegada ao Terreiro do Paço para ir em direcção da Torre Vasco da Gama. Andar nesta zona de Lisboa a esta hora é muito bonito com a maré vazia um silencio enorme sem carros e pessoas com cara de sono a fazer desporto… A minha musica preferida a tocar na minha bike (comprei o pack som 5.1btt) e era James Morrison - You Give Me Something e tudo estava bem e sentia-me com muita sorte de estar ali com o sol com 2 horas de trabalho a bater nas aguas do Tejo …Que momento…..
Chegada com 32 km ao pé dos meus amigos Gil e Paulo Gralha (companheiro de grandes distancias). Tiramos a fotos á frente da torre e lá fomos nós pelo passeio da Expo até á N10 passamos a ponte e esquerda ao longo do rio Trancão que espectáculo que beleza de sitio como tão perto de Lisboa o sitio tão belo… Fomos sempre pelo mato até Ao Forte da Casa e foi nesta altura que falamos em uma coisa gira, estamos todos maravilhados com a volta mas achamos que depois ia ser pior já que existe muitos prédios ao longo do Tejo mas……. Os trilho continuavam por sítios muito engraçados…… Nesta altura começamos a ver umas setas amarelas em todo o sitio a indicar o caminho mais uns azulejos a dizer caminho de Fátima… Esta volta está muito bem organizada….. Pagamos a uns rapazes para que na noite anterior para colocarem as setas e os azulejos….
O ritmo era muito baixo e sempre a curtir íamos a 12 a 15 km/h a falar, a rir, a parar, a falar com locais e quando demos conta estávamos em Vila Franca de Xira ás 11h30m Volta gira simples e sem gasto de gasóleo.
Apanhamos o comboio em Vila Franca sai em Santa Apolónia apanhei o barco do Barreiro fiz os 30 km até a casa e barriga cheia de BTT
Objectivos:
Track OK
Alforges têm que ter uma afinação
88.3 Km
2100 Calorias de Gasóleo
Chegada ás 14h.30m

Para a semana conto a viagem a Fatima em BTT

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Viagem a Fatima em BTT

A viagem de Fatima está a ser organizado em duas partes

1. No dia 12 de Maio vamos fazer uma parte até Vila Franca para se ver o track está em codições e para ver se o material está a 100%
2. Nos dias 18 e 19 de Maio vamos fazer a volta até Fatima e regresso em comboio.

Vou escrever sobre a 1ª parte.
Vamos partir da Torre Vasco Gama ás 9 horas. Sair de casa ás 7 horas da manhã para apanhar o Barco do Barreiro das 8h05m e ás 9 horas na Torre.

Objectivos:
Ver se os tracks (trackmaker) trabalham bem. Podem ver o 1º dia e o 2º dia
Ver se os suportes trabalham bem.

Organização:
Para ver a viagem no Google Earth
O tempo para Domingo 13 vai estar encoberto mas não vai chover segundo o meu site preferido
Depois conto como foi

segunda-feira, 7 de maio de 2007

As cabras também caiem.

Volta muito maluka….. Dividido em duas partes…
1. Com subidas em terra batida até pedreiras da Maça.
2. Tramac com 3 grandes subidas…a da Arrábida pelo convento, a da Rasca e da Necessidades.
As subidas eram mais que muitas e fazer o velho das saias ao contrario é a doer já que a subida até á entrada do trilho é infinita….
Depois de ir aquela paisagem magnifica do mar vi uma cabra a cair…. Sim ….. Sim uma cabra vinha a subir as rochas a correr e dá-se o BUMMM … sei lá como se chama aquilo
Ao principio assustei-me imenso já que estava ao pé de uma ravina imensa mas alguém falou em tirar fotos e a cabra ficou em pé em segundos ( cabra manhosa)… As melhoras
Mas foi uma volta gira, com pessoal com muito bom espírito…. Não me posso esquecer que vou para o próximo mês a Espanha fazer o Caminho de Santiago…. E dentro de 15 dias vou outra vez a Fátima mas pelo mato e como tal a preparação física tem que melhorar até Espanha.
Só vou contar a subida das Necessidades e de inicio ia na cola do 1º que era o Filipe passado 200 mt passa o Ricardo Pita no Rápido das Cabanas a fazer fumo na corrente…Bem sai da cola do Filipe e fui apanhar fumo até aos cavalos ….Ali passei á posição em pé até á capela fomos apanhados pelo tractor e chegamos todos juntos lá em cima…… Ninguém deu parte fraca….. Bem nem podia dos calos….Grande subida digna do Tour de France.

Como tenho que preparar Espanha vou estar 15 dias sem andar com o pessoal das Cabanas ..
No próximo Domingo tenho o sondar a volta de Fátima (gps da Torre Vasco Gama até Vila Franca Xira) Queremos ver se o track está ok….
No dia 18 e 19 de Maio tenho Lisboa Fátima em 2 dias pelo Mato.
È claro que estão todos convidados
Depois conto como foi……….

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Areia com Pinheiros……. Ao tipo de morangos com açúcar



Volta com dificuldades durante o passeio todo, na minha opinião os trilhos melhores ficaram de lado 73.9 km com rapaziada do grupo ainda em dificuldades para fazer mais do que se fez, mais era matar o grupo e a melhor opção era ir de acordo com as potencialidades dos mais novos.
Os trilhos do fim do mundo que são 5 estrelas, a vinda pelas pedreiras de Santana e o velho da saias ficam para depois. Andar em cima de areia é difícil e fazer esta gestão ainda mais. Desde já as minhas desculpas ao grupo por os ter deixado mais cedo mas tinha um pic-nic do dia 1 Maio á minha espera… (valia mais ter ficado em casa por só comi e bebi coisas em excesso) fui directamente para a Comenda por isso vos deixei, o meu lema será sempre: vamos todos e chegamos todos……
O Manel mais uma vez ao seu melhor nível ao arranjar a bike do Tony e ainda me ensinou uma coisas sobre correntes, temos a sorte de estar sempre a aprender.
Apanhei o pessoal do Quintajense de regresso e vê-se logo que andam a treinar para Portalegre…. Boa sorte para o pessoal das maratonas.
Uma nota positiva para os dois Ricardo's o Rikardo Moreira em grande forma, uma noite sem dormir e 99 km no 1º e 74 km no 2º e andar muito bem... E ao outro Ricardo (o Pita) o andamento a melhorar de dia para dia…..
Acho que alguns do grupo já podiam fazer a mítica Comporta A. Sal Sobre a tarde nem vos conto….foi para esquecer……